terça-feira, 10 de maio de 2011

Registro Reflexivo

Professora: Luciene Maria de Medeiros Ferreira
Centro Municipal de Educação Infantil Inês Ferreira Marcolini
São Sebastião do Paraíso- Minas Gerais
Turma: 4 anos
Eixo: Natureza e Sociedade
Proposta: Bichos de todos os tipos
Aulas: “De olho nos bichos de jardim” e “Primeiras observações”

         No eixo Natureza e Sociedade, no mês de abril, a proposta de trabalho “Bichos de todos os tipos”, envolveu a observação e a investigação de alguns de alguns bichos de jardim.
         Com o propósito de investigar e conhecer melhor um bichinho que fosse do interesse do grupo, o Projeto Ciranda propunha que o professor levasse para a sala uma ou mais minhocas. Porém, antes de deixá-los observarem as minhocas trazidas por mim, levei os alunos ao jardim da escola para que eles procurassem tatus-bolinha, os quais mostraram primeiro o grande interesse de conhecê-los melhor.
         Na sala, organizei uma roda onde colocamos os tatuzinhos, aumentando o interesse por desvendá-los.
         As crianças ficaram encantadas e diante de alguns questionamentos, puderam dispensar um olhar mais atento e investigativo:
         _Como é o corpo do tatu-bolinha?
         _Como ele anda? Ele tem pés?
         _Porque será que ele recebe esse nome?
         _Que cor eles são? Eles são todos iguais?
         _Como será que eles conseguem virar uma bolinha? Por que?
         _Nós conseguimos fazer o mesmo? Por que?
         Depois de observarem os tatu-bolinhas, pegá-los e investigá-los, disse:
         _ Hoje eu também trouxe outro bicho de jardim muito interessante para observarmos. Será que só de olhar no pote (que era transparente) com terra, alguém saberia me dizer que bicho pode estar dentro?
         Neste momento, a turma toda de agitou. Alguns achavam que era formiga. Então, novamente questionei:
         _Mas será formiga?
         _ Porque você acha que pode ser formiga?
         _Formiga  gosta de terra?
         _Que outro bicho poderia ser?
         Uma criança astutamente respondeu, então:
         _Tia, é minhoca que tem aí. Eu “tô” vendo uma querendo fugir!
         Sendo assim, coloquei as minhocas no chão forrado junto com os tatuzinhos. Assustados, os alunos olhavam preocupados com os tatus-bolinha que estavam no mesmo lugar que as minhocas. Perguntei:
         _O que será que vai acontecer? Muitos achavam que as minhoca iam comer os tatuzinhos.
         _Mas será que as minhocas comem tatus-bolinha? Ou eles são amigos? Se os  dois vivem no jardim, como será esta relação? O que você nota quando chega um perto do outro?
         As crianças começaram a perceber que não aconteceria nada de mais com os bichinhos e logo começaram a se encantar com as minhocas. Elas eram muitas e estavam meio emboladas, apenas algumas se espalharam, então comecei a despertar-lhes  a atenção, perguntando:
         _Como é o corpo da minhocas?
         _A minhoca tem cabeça? Ela mexe? Como?
         _E pés, será que ela tem? Como ela está andando?
         _Por que será que as minhocas estão se escondendo?
         _A Gabrielly acha que elas se escondem porque nós estamos falando alto. Será mesmo por isto?
         Num certo momento, mexi o “bolo” de minhocas e a euforia foi geral. A mistura de alegria, medo e curiosidade tomou conta dos alunos quando peguei um minhocas nas mãos e sugeri que eles fizessem o mesmo. Munidos de lupas, os alunos pegaram, observaram, colocaram no chão, deitaram para vê-las mais de perto, sentiram seu corpo, testaram sua elasticidade, provocaram arrepios, risos e se maravilharam com este momento.
         Em meio a tanta exploração, notei que não devia mais questioná-los naquele dia, pois estavam tão extasiados com a situação, que não conseguiam me ouvir. A curiosidade e o interesse eram grandes precursores de tantas descobertas.
         Foi uma aula extraordinária, fantástica, rica de significados tanto para os alunos como para mim, que mais uma vez constatei como é fabuloso despertar na criança o gosto de querer conhecer mais.
         Numa próxima vez, quero estar mais atenta aos alunos que só participaram observando. Talvez eu possa intervir melhor e fazê-los não apenas observar e refletir, mas também colocar suas impressões e opiniões.



5 comentários:

  1. Vera Rita - Coautora de NS do Ciranda13 de maio de 2011 às 12:52

    Estamos aqui com você!!! Achei muito legal a iniciativa de levantar hipóteses e suposições sobre o "encontro" entre a minhoca e o tatuzinho. É sempre melhor uma visão integrada da natureza, com mais participantes e que não fique restrita apenas à descrição de um animal isolado, que ressalte as relações ecológicas. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da iniciativa em criar um ambiente virtual para as discussões. Muito legal!!!

    ResponderExcluir
  3. Luciene, muito legal seu trabalho, sabemos que é assim que se estuda ciências, através da investigação e da experimentação, isso propicia um olhar atento e curioso nos alunos para esse e demais aspectos da natureza e da vida. Parabéns!
    Ana Paula de Brito

    ResponderExcluir
  4. Luciene,mais uma vez me encanto com seu trabalho,e por estar tão perto posso dizer que este é apenas mais um de seus resultados brilhantes. Parabéns,querida irmã!
    Luciane Medeiros

    ResponderExcluir
  5. o que significa ps .ssvsc,scvsc,sa,a

    ResponderExcluir