segunda-feira, 30 de maio de 2011

Feira do livro em Ribeirão Preto

http://www.feiradolivroribeirao.com.br/

Jogo dos círculos -CMEI João XXIII-Profª Sueli

SEQUILHOS -CMEI FREI BRUNO RODRIGUES PROFª LIGIA

Construção do tapete mágico com a família -CEMEI Frei Bruno Rodrigues Profª Ligia

Diretora se entusiasma ao ver atividades realizadas do PROJETO CIRANDA!

Estamos vivenciando um momento único e maravilhoso na Educação Infantil do nosso município. Acredito que isto é fruto do amadurecimento pelo qual a rede municipal de educação tem vivido.
Neste momento em que o Projeto Ciranda passa a ser mais um instrumento de trabalho nas nossas práticas diárias, vejo os professores trabalhando com segurança e objetividade aproveitando realmente cada momento com a criança. A brincadeira tão necessária para a criança torna-se um valioso objeto de aprendizagem.
Estamos vendo nossas crianças “brincaprendendo” com entusiasmo, satisfação e alegria, algo a muito tempo sonhado por nós professores. Quando na tarde desta quinta-feira visitei o Blog do Projeto Ciranda, me emocionei. É claro, vivencio estas atividades todos os dias aqui no CEI Frei Bruno Rodrigues onde sou diretora, mas ao ver as professoras trabalhando em outras unidades com suas crianças, observando professoras e crianças felizes no que estavam fazendo, e mais por tudo que sei, saber que aquelas crianças estavam aprendendo, tive vontade de gritar para o mundo que Meu Município realiza uma educação de qualidade na Educação Infantil. Parabéns colegas professoras pelo trabalho que estão realizando com tanto afinco, parabéns Secretaria Municipal de Educação por proporcionar-nos este momento, parabéns administração municipal por tornar de forma proveitosa sonhos em realidade, crianças e familiares aproveitem este momento que com certeza fará parte da história da vida de cada um que freqüenta a educação municipal neste momento

Francisca Helena Eustáquio-Diretora-CEI Frei Bruno Rodrigues 26/05/2.011

Atenção Professoras do grupo de 4 e 5 anos!!!!

Encontro com a autora e coordenadora do Projeto Ciranda, Patrícia Cândido,dia 14 de junho.Horário 18 às 21 horas.Local CEFAEE.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Registro Reflexivo

Professora: Luciene Maria de Medeiros Ferreira
Centro Municipal de Educação Infantil Inês Ferreira Marcolini
São Sebastião do Paraíso- Minas Gerais
Turma: 4 anos
Eixo: Natureza e Sociedade
Proposta: Bichos de todos os tipos
Aulas: “De olho nos bichos de jardim” e “Primeiras observações”

         No eixo Natureza e Sociedade, no mês de abril, a proposta de trabalho “Bichos de todos os tipos”, envolveu a observação e a investigação de alguns de alguns bichos de jardim.
         Com o propósito de investigar e conhecer melhor um bichinho que fosse do interesse do grupo, o Projeto Ciranda propunha que o professor levasse para a sala uma ou mais minhocas. Porém, antes de deixá-los observarem as minhocas trazidas por mim, levei os alunos ao jardim da escola para que eles procurassem tatus-bolinha, os quais mostraram primeiro o grande interesse de conhecê-los melhor.
         Na sala, organizei uma roda onde colocamos os tatuzinhos, aumentando o interesse por desvendá-los.
         As crianças ficaram encantadas e diante de alguns questionamentos, puderam dispensar um olhar mais atento e investigativo:
         _Como é o corpo do tatu-bolinha?
         _Como ele anda? Ele tem pés?
         _Porque será que ele recebe esse nome?
         _Que cor eles são? Eles são todos iguais?
         _Como será que eles conseguem virar uma bolinha? Por que?
         _Nós conseguimos fazer o mesmo? Por que?
         Depois de observarem os tatu-bolinhas, pegá-los e investigá-los, disse:
         _ Hoje eu também trouxe outro bicho de jardim muito interessante para observarmos. Será que só de olhar no pote (que era transparente) com terra, alguém saberia me dizer que bicho pode estar dentro?
         Neste momento, a turma toda de agitou. Alguns achavam que era formiga. Então, novamente questionei:
         _Mas será formiga?
         _ Porque você acha que pode ser formiga?
         _Formiga  gosta de terra?
         _Que outro bicho poderia ser?
         Uma criança astutamente respondeu, então:
         _Tia, é minhoca que tem aí. Eu “tô” vendo uma querendo fugir!
         Sendo assim, coloquei as minhocas no chão forrado junto com os tatuzinhos. Assustados, os alunos olhavam preocupados com os tatus-bolinha que estavam no mesmo lugar que as minhocas. Perguntei:
         _O que será que vai acontecer? Muitos achavam que as minhoca iam comer os tatuzinhos.
         _Mas será que as minhocas comem tatus-bolinha? Ou eles são amigos? Se os  dois vivem no jardim, como será esta relação? O que você nota quando chega um perto do outro?
         As crianças começaram a perceber que não aconteceria nada de mais com os bichinhos e logo começaram a se encantar com as minhocas. Elas eram muitas e estavam meio emboladas, apenas algumas se espalharam, então comecei a despertar-lhes  a atenção, perguntando:
         _Como é o corpo da minhocas?
         _A minhoca tem cabeça? Ela mexe? Como?
         _E pés, será que ela tem? Como ela está andando?
         _Por que será que as minhocas estão se escondendo?
         _A Gabrielly acha que elas se escondem porque nós estamos falando alto. Será mesmo por isto?
         Num certo momento, mexi o “bolo” de minhocas e a euforia foi geral. A mistura de alegria, medo e curiosidade tomou conta dos alunos quando peguei um minhocas nas mãos e sugeri que eles fizessem o mesmo. Munidos de lupas, os alunos pegaram, observaram, colocaram no chão, deitaram para vê-las mais de perto, sentiram seu corpo, testaram sua elasticidade, provocaram arrepios, risos e se maravilharam com este momento.
         Em meio a tanta exploração, notei que não devia mais questioná-los naquele dia, pois estavam tão extasiados com a situação, que não conseguiam me ouvir. A curiosidade e o interesse eram grandes precursores de tantas descobertas.
         Foi uma aula extraordinária, fantástica, rica de significados tanto para os alunos como para mim, que mais uma vez constatei como é fabuloso despertar na criança o gosto de querer conhecer mais.
         Numa próxima vez, quero estar mais atenta aos alunos que só participaram observando. Talvez eu possa intervir melhor e fazê-los não apenas observar e refletir, mas também colocar suas impressões e opiniões.



foto da atividade da professora Luciene

foto da atividade da professora Luciene

foto da atividade da professora Luciene